quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Duracell já eras

O texto eu retirei do Mundo Gump, sem autorização, mas dando os créditos... hehehe

No futuro recarregaremos o celular uma vez só a cada 30 anos

Pelo menos é o que parece quando nos deparamos com os atuais avanços no desenvolvimento de novas baterias sob o patrocínio dos laboratórios de pesquisa Força Aérea dos Estados Unidos.
Os caras estão trabalhando num tipo revolucionário de baterias que vão fazer os futuros notebooks, celulares, palms e mp3 durarem quase que indefinidamente.

A tal bateria é chamada de betavoltaica. O sistema usa a desintegração de radioisótopos e assim captura emissões de elétrons beta. Neste processo, ele utiliza a eletricidade gerada para energizar chips criando uma corrente regular de energia. Apesar de ser radioativo, o sistema não é tóxico. O sistema é tão eficiente que mantém um notebook ou celular funcionando sem recarga por 30 anos. Sem falar que a reação não gera calor como nas baterias atuais. O sistema teria vantagens do ponto de vista do design, uma vez que os radioisótopos são muito pequenos, o que facultaria baterias de perfil finíssimo. Além disso, o descarte seria em lixo comum, pois os componentes não seriam danosos ao meio ambiente como hoje. Estima-se que a bateria entre em desenvolvimento comercial em cerca de dois anos.


O link da matéria original, em inglês, é esse aqui, que por sua vez cita essa outra matéria aqui.
É legal, uma ótima aliás... mas sinceramente, como bom cético crente de minhas convicções, eu só acredito vendo.

Nenhum comentário: