sexta-feira, 9 de março de 2007

Metallica e Nietzsche

Recentemente o Fantástico (da tv Globo) veiculou uma série de reportagens que tratava a Filosofia de maneira simples, para leigos, usando fatos do cotidiano para ilustrar pensamentos de Platão, Sócrates e cia.

Há pouco tempo, também, a Filosofia arriscou se aproximar do mundo pop, através, principalmente, de duas obras: "Seinfeld and philosophy: a book about everything and nothing" e "The Simpsons and philosophy: the d'oh of Homer". Seinfeld e Simpsons trocando idéia com gregos de toga.

Agora os cabeludos barbudos da antiga trocam idéias com cabeludos tatuados de hoje.


O livro "Metallica and philosophy - a crash course in brain surgery" foi lançado recentemente nos Eua, editado por William Irwin, professor de Filosofia no Kings College da Pensilvânia.

Irwin usa músicas da banda norte-americana pra tratar de temas como existencialismo, liberdade, verdade, moralidade, entre outras coisas. Por exemplo: a música One, do disco ...And Justice for All, passa por Nietzsche no que diz respeito à relação entre mente e corpo.
(nota: a música conta a história de um soldado que perde os braços e pernas na 1ª Guerra Mundial, além de ficar cego, surdo, mudo e... vivo. É baseado no filme Johnny Vai à Guerra (Johnny Got His Gun), de 1971.

Quem dera eu ter esses argumentos quando era guri e era zoado por curtir metal...

“Mas pai, ouça só esse riff! Não lhe causa uma espécie catarse aristoteliana?”

Nenhum comentário: