quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Ema ema ema...

O assunto é o problema aéreo do Brasil, mas se a gente abstrair um pouco dá pra imaginar o texto abaixo como sendo sobre hospitais, escolas, o buraco do metrô de sampa, entre outras coisas que aqueles que tem barriga usam ela pra empurrar...

Catei no Blog do Cardoso a notícia que saiu na CNN, que eu comento abaixo, seguindo a idéia de pensamento dele, que é parecida com a minha nesse assunto.

A operadora aérea JetBlue, norte-americana, é um similar mais bem resolvido das nossas conhecidas Gol e BRA, por exemplo.
Por conta de uma nevasca (algo alheio à vontade humana), passageiros da empresa ficaram mais de 10 horas dentro de um avião, causando os tradicionais efeitos cascata que a gente tem ouvido por aqui, como atrasos, cancelamentos e tal.
Providências tomadas pela JetBlue: treinou mais gente pra equipe de vôo, pra ficar à postos; aumentou o número de linhas de apoio; e está oferecendo desconto (vouchers) que podem chegar a até mesmo um vôo gratuito para atrasos acima de 6 horas.
Além de tudo isso, ainda foi feito um vídeo de desculpas por esse atraso, que foi divulgado na internet (abaixo).


Aqui no Brasil, as notícias que a gente vê, lê e ouve comemoram poucos atrasos neste carnaval (levando-se em conta que milhares de pessoas nem tentaram passar pelo aeroporto no feriado sabendo dos stresses anteriores, e o movimento caiu muito).
Aqui não tem nevasca, mas qualquer chuvinha atrasa Congonhas, e por consequência o resto do país inteiro. Atrasos de 5 ou 6 horas são normais. As empresas aéreas e o governo só começam a se preocupar com atrasos maiores que isso, daqueles de passar a noite no saguão do aeroporto. E mesmo assim, é só pra culpar um ou o outro, nada de compensar o passageiro ou resolver alguma coisa. Haja paciência!
Abaixo, um vídeo do Fantástico, de dezembro de 2006 (note que os controladores entrevistados não quiseram se identificar...)


Como disse, com propriedade, o Cardoso: "ema ema ema, cada um com seu problema."
Será que dá pra encaixar essa frase no hino nacional?

Nenhum comentário: