terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Redução da maioridade penal

A discussão foi reaberta agora, por conta da morte do garoto João Hélio, de 6 anos, arrastado no carro da familia após um assalto no Rio de Janeiro.
Apesar de estarmos já calejados, parece que a sociedade brasileira ainda consegue se indignar com coisas assim, e não só com futebol.
Pero no mucho, of course.

Enfim, o Senado vai debater novamente o assunto, discutindo propostas já feitas e arquivadas sobre a redução da maioridade penal no Brasil il il.
A presidente do STJ, Ellen Gracie, já adiantou sua posição: é contra.

Aí eu leio as notícias. Leio comentários em blogs. Ouço coisas nas ruas, todos os dias. Vejo coisas.

"Será que a gente ainda não sabe o que faz aos 15, 16 anos? Não podemos ser responsáveis por nossos atos?"
Mas se é assim, que tal liberar a carteira de motorista (que é aos 18) e a beberagem (que é aos 21??) pros menores também.
Tudo bem, pode até não ser uma boa... afinal conheço uns de 20 e poucos anos que vou te contar...
E, apesar de tudo, a gente tá num país onde se dirige antes mesmo dos 16, e se bebe antes mesmo dos 12. Pra não dizer outras coisas.

Podemos, é claro, ser contra a redução penal.

"Ah, mas isso é porque não aconteceu com teu filho, ou com teu irmão".
Na boa, o problema é outro, todo mundo sabe, e faz de conta que não vê.

São as pessoas que só pensam em coisas pequenas, e nelas mesmas. Indiscriminadamente.
Do tipo, "eu posso pensar assim porque me convém, mas se alguém pensar assim de si mesmo é errado".

Essa relatividade egocêntrica do ser humano me incomoda.

O tal do João Hélio não me importa. Mas se fosse com o John Lennon eu era a favor!

Nenhum comentário: